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Arquitetos: Massimiliano & Doriana Fuksas
- Área: 6116 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Gianni Basso
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Fabricantes: Secco Sistemi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova arquitetura redefine a paisagem urbana do centro histórico de Roma, de acordo com o gosto contemporâneo. É a «Clarabóia» de aço e vidro do edifício da "Ex Unione Militare", situado entre a Via del Corso e Via Tomacelli, que atravessa os quatro andares do prédio do térreo até o terraço panorâmico com vista para a cúpula da Basílica de Santo Ambrósio e Carlo al Corso.
A interpretação contemporânea do centro histórico levou a uma menor intervenção no exterior do edifício, cuja construção original remonta ao final do século XIX, com foco na renovação dos interiores e coberturas. A restauração da parte externa centrou-se na recuperação e valorização das características arquitetônicas originais do prédio. A arquitetura das fachadas tem sido destacada por uma intervenção de desenho de luz mínima, o que dá um toque contemporâneo à construção, enquanto a coloca em conexão com a cidade.
A grande «clarabóia» é o símbolo do projeto, o coração da intervenção. Uma estrutura triangular de aço e vidro que atravessa todo o edifício e contém as ligações verticais, as salas de serviço e depósito, bem como parte das plantas. O vazio de altura total criado pela "clarabóia" gera uma visão ao longo da estrutura de vários andares, que estão interligados através de corredores.
A parte da «clarabóia» funcionando como cobertura atinge uma altura máxima de 7,50 metros do chão e acomoda um restaurante panorâmico de 300 metros quadrados. A partir da vista panorâmica da cidade, a «clarabóia» atingida por luz natural assume a aparência de um espelho irregular, em vez de um lago gelado, enquanto que à noite ele acende e assume a forma e aparência de uma grande lâmpada.
À noite, as fachadas do edifício se acendem e ficam como um arranjo de teatro, a atmosfera muda e o público pode desfrutar do lado de fora o show interno de luzes e cores.
Cada andar oferece aos visitantes um espaço único caracterizado por pisos brancos, decorados com «bolhas» de diferentes tamanhos e cores, que vão desde tons de vermelho para laranja e tons de violeta. O piso térreo, configurado como um grande bazar cheio de cores, objetos e acessórios é um amplo espaço aberto e permeável, conectando a via Tomacelli à praça adjacente.
Os interiores foram projetados por Fuksas como elementos brilhantes inspirados por brinquedos para crianças. Eles são objetos esculturais com formas fluidas em sua maioria feitas de fibra de vidro e caracteriza-se por uma cor branca brilhante. Mesas, escrivaninhas, pufes, prateleiras de exibição com «superfícies giratórias» para roupas e acessórios que se encaixam suavemente nas áreas de exposição. As «superfícies giratórias» espalham-se como pétalas se parecendo com instalações artísticas. Espelhos ovais refletem interiores, luzes e cores como um todo. A «clarabóia» funciona como uma asa de teatro que se abre em cada andar. Os tetos falsos se iluminam através de uma gama de cores que lembram as dos pisos. Uma escada de degraus de vidro iluminados por lâmpadas de LED, com superfícies brilhantes, conecta e embeleza os espaços.
Após a terraplenagem prévia, um monumento sepulcral, que remonta à primeira metade do século II AC foi trazido à luz no porão. O sepulcro tem uma estrutura feita de blocos de tufo calcário e lajes de mármore, com um pedestal superior a quatro metros e meio onde a célula, o que era para ser parcialmente cobertas, descansa. A frente, de frente para via Tomacelli, está um detalhe importante, já que a atual rua corresponde à antiga rota que conduz ao "Portus Vinarius" ao longo do Tibre. De forma a preservar e realçar as relíquias, um revestimento vítreo foi concebido, permitindo aos visitantes um olhar sobre as ruínas arqueológicas.